Integração de sistemas: como funciona e vantagens
Integração de sistemas: como funciona e quais suas vantagens?
Com o avanço das soluções tecnológicas, a implementação de novos sistemas dentro das empresas se torna cada vez maior e, com isso, as diferentes áreas precisam buscar maneiras de organizar sua comunicação. A integração de sistemas nesse cenário se torna uma demanda crucial do mercado atual.
Essa integração permite que áreas da empresa compartilhem dados de maneira eficiente, promovendo um trabalho conectado e organizado. Além disso, a integração de sistemas ajuda a evitar retrabalho e otimizar recursos financeiros e humanos na companhia.
O que é integração de sistemas?
Em uma empresa existem diversos softwares que são utilizados em diferentes etapas dos processos e precisam ser conectados, é essa conexão entre vários sistemas que é conhecida como integração de sistemas. Ela é fundamental para interação de diferentes ferramentas digitais e plataformas tecnológicas.
Ao integrar o conjunto de sistemas de uma empresa, é possível ter uma visão de ponta a ponta de seus processos: visualizando desde a etapa de desenvolvimento de produtos, até a produção, logística e distribuição.
Assim, a otimização dos processos do que acontece em um setor da empresa pode ser feita com base nos dados obtidos do outro setor. Essa operação sistêmica facilita o trabalho interno e impacta diretamente na qualidade entregue pela companhia a seus consumidores.
Qual a importância da integração de sistemas numa empresa?
Diferentes tipos de organizações podem se beneficiar com a integração de sistemas. Com ela, a comunicação entre distintas áreas do negócio é mais consistente , a criação de rotinas se torna mais eficiente e é possível definir metas em conjunto para todas as áreas com mais facilidade.
Além disso, ao integrar os sistemas é mais fácil ter acesso a dados em tempo real, reduzir erros de processo e melhorar a experiência do cliente por conta da visão sistêmica possibilitada pela integração.
Benefícios da integração de sistemas
Existem diversos benefícios ao integrar sistemas dentro de uma companhia, sendo eles ganhos globais que podem ser vistos em todas as áreas:
Otimização de processos
A integração de sistemas permite que diferentes ferramentas e aplicativos trabalhem em conjunto de forma mais eficiente. Com processos mais ágeis, a empresa pode responder rapidamente a mudanças e demandas do mercado.
Redução de custos
Ao criar melhores fluxos de trabalho, a integração de sistemas ajuda a reduzir custos nas empresas. Além disso, o aumento de produtividade dos trabalhadores causado pela integração também gera lucro às companhias.
Maior integração entre os setores
Com a integração de sistemas, os setores conseguem se comunicar entre si de maneira mais rápida e fluída. Também é possível ver dados de um setor em tempo real e ter mais precisão de dados.
Mitigação de erros
A integração de sistemas diminui a necessidade de trabalho manual, evitando assim possíveis erros que possam acontecer ao passar informações de um sistema ao outro. Além disso, o sistema central compartilha quais etapas ainda faltam nos processos para que eles sejam finalizados.
Tipos de integração de sistemas
Atualmente, é possível realizar a integração de sistemas com diferentes tecnologias algumas das mais comuns dentro do mercado são:
Integração de sistemas por API
Talvez a forma mais utilizada atualmente, a integração de sistemas por API e a mais moderna também. A sigla API significa Application Programming Interface, ou seja, interface de programa de aplicações.
A API funciona como uma ponte entre dois softwares, permitindo que as informações de um circulem para o outro em tempo real. A solução ainda permite a criptografia dos dados, um bom ponto para segurança da informação.
Como desvantagem, o custo de uma API pode ser alto (chegando a 21 mil dólares) e para empresas que possuem muitos sistemas para integração esse valor aumenta proporcionalmente.
Banco de dados
Uma opção mais simples, porém, com menor segurança da informação é a integração por compartilhamento de banco de dados usando um software de extração de dados.
Para pôr essa solução em prática é necessário um profissional chamado Database Administrator, que terá acesso a todas as informações de todos os sistemas – um ponto de alerta para a segurança.
Troca de dados eletrônicos
Na troca de dados eletrônicos é utilizado um software que funciona como um “tradutor universal”. Essa solução capta dados de uma ferramenta e exporta para um único sistema onde os padroniza. Como o banco de dados, na troca de dados eletrônicos as informações podem estar sujeitas a ataques cibernéticos com mais facilidade.
Integração de sistemas com automação
Também é possível realizar a integração de sistemas utilizando automação RPA (Robotic Process Automation ou Automação Robótica de Processos, em português). A integração de um sistema com RPA nada mais é que a automação de uma tarefa com o objetivo de migrar ou integrar um ou mais sistemas distintos.
Esse tipo de automação é comumente feito em ERPs (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos Empresariais em português) e outros sistemas e aplicativos utilizados pela empresa.
O uso de RPA na integração de sistemas também facilita o fluxo de trabalho dos colaboradores da empresa, pois, ao automatizar tarefas muitas operações antes demoradas podem ser realizadas em menor tempo.
Leia também “Como o RPA pode ajudar a sua empresa?”.
Conheça mais sobre as soluções de automação da Smarthis!