Sabesp acelera sua jornada de hiperautomação com apoio da Smarthis, unindo dados e inteligência artificial para transformar seus processos

A Sabesp realizou na última semana o Hyperautomation Day, evento com propósito de apresentar uma visão estratégica de transformação digital para a empresa, com foco em automação inteligente, dados e IA. O encontro contou com a presença da Smarthis, que conduziu um workshop de discovery ao lado do CoE (Centro de Excelência) Sabesp, reunindo as lideranças da diretoria de Compras, Serviços Corporativos para explorar oportunidades de automação, discutir maturidade digital e cocriar soluções de alto impacto para a companhia.
Hiperautomação como pilar
Na abertura, executivos da Sabesp destacaram como a hiperautomação se um tornou pilar estratégico para a companhia. A visão apresentada reforçou o papel da tecnologia como motor para:
- Gerar eficiência operacional, reduzindo custos e falhas;
- Aumentar a agilidade na tomada de decisão, apoiada em dados.
“Queremos que dados e inteligência artificial sejam balizadores das nossas decisões, do nível operacional até o estratégico”, destacou Eric Leite, Head of AI Data & Analytisc da Sabesp.
Da automação à hiperautomação
O time do CoE Sabesp apresentou as diferenças entre RPA tradicional e o conceito ampliado de hiperautomação, que combina diversas tecnologias — como machine learning, cloud e IA generativa — em processos de ponta a ponta.
Foram discutidas as ondas de maturidade que guiam a evolução da Sabesp, reforçando que a transformação exige integração entre negócios e tecnologia e não pode ser construída de forma isolada.
Cases e resultados já alcançados
Durante o workshop, foram apresentados cases internos da Sabesp que já comprovam o impacto da automação:
- 12 mil horas automatizadas em processos financeiros, liberando times para atividades de maior valor agregado;
- Robô para departamento pessoal, que reduziu de quatro dias para apenas nove minutos a execução de tarefas de geração de benefícios, com ganho de produtividade e diminuição de falhas;
- Mais de 10 robôs em produção, em áreas como finanças, pessoal e mobilidade.
Esses resultados mostram que o potencial de ganhos é “incomensurável”, como destacaram os executivos.
Workshop de Discovery
Após as apresentações, os participantes vivenciaram uma dinâmica prática de identificação de processos candidatos à automação. A proposta foi estimular cada área a refletir sobre suas tarefas “repetitivas e manuais” e outros desafios que podem ser transformadas por meio da tecnologia.
Esse momento de cocriação reforçou a importância da participação ativa das áreas de negócio na construção da jornada de hiperautomação da Sabesp.
Conclusão: uma jornada conjunta
O Hyperautomation Day marcou o início de uma nova etapa na parceria entre Sabesp e Smarthis. Mais do que discutir tecnologia, o encontro consolidou a visão de que a hiperautomação é um vetor de transformação organizacional — capaz de combinar eficiência, inovação e impacto direto no cliente.
Com cases concretos, engajamento das equipes e uma estratégia clara, a Sabesp se posiciona para avançar com velocidade em sua jornada digital, tendo a Smarthis como parceira de confiança nesse processo.
Veja como a Smarthis tem ajudado empresas líderes de mercado em suas jornadas de hiperautomação.