
5 minutos
•
17 de fevereiro de 2025
Entenda a IA Generativa e suas aplicações no seu negócio: crie conteúdo inovador, melhore a experiência do cliente e otimize processos.
A IA Generativa, ou Gen-AI, é uma área da Inteligência Artificial que se concentra na capacidade de criar conteúdo original e autônomo. Essa tecnologia utiliza algoritmos sofisticados para produzir criações novas, como artigos, músicas, imagens, códigos de programação e outros.
Segundo o Gartner, 87% dos CIOs pretendem investir em IA Generativa em 2025. Esse dado comprova como a Gen-AI tem sido um tema tecnológico importante dos últimos anos, especialmente por conta da chegada do ChatGPT, em 2022, que levou a IA Generativa ao foco de atenção mundial.
A IA Generativa une o Machine Learning a um grande banco de dados, resultando em uma rede neural semelhante à humana. Assim, a Gen-AI é capaz de reproduzir conversas e interpretar mensagens de forma inteligente.
Mesmo tendo sido popularizada pelo ChatGPT, a tecnologia já existe desde 1970 quando engenheiros decidiram construir e treinar a máquina GANS (redes adversárias generativas).
Seu funcionamento é complexo e pode ser dividido em três etapas:
A Inteligência Artificial é um campo amplo do conhecimento, enquanto a IA Generativa é uma subárea. As duas compartilham algumas características, mas também possuem diferenças.
A principal distinção entre a inteligência artificial tradicional e a IA Generativa é a capacidade de criação da segunda. A IA tradicional está geralmente concentrada em tarefas de classificação, previsão e otimização, já a Gen-AI consegue produzir textos, áudios, imagens e diversos outros conteúdos.
Além disso, a IA Generativa pode ser aplicada em uma variedade maior de tarefas que a IA tradicional. Outro ponto que é um diferencial é o impacto econômico da Gen-AI que, segundo a McKinsey & Company, pode chegar a adicionar US$ 4,4 trilhões anualmente a economia global.
Existem diversos benefícios que podem ser obtidos ao se utilizar modelos de inteligência artificial generativa no dia a dia. Alguns deles são:
Hoje, as empresas conseguem fazer uso da IA Generativa em diversos setores do negócio. Com a evolução contínua dessa tecnologia, cada dia mais novas formas de utilização surgem no mercado.
Uma das possíveis áreas de utilização é a experiência do cliente, em que a IA Generativa consegue personalizar conteúdos em tempo real em atendimentos, por exemplo. Além disso, ela consegue modificar para quem e onde os anúncios de marketing são entregues com base em análises, aumentando as chances de conversão.
Também é possível utilizar Gen-AI para o desenvolvimento de novas aplicações, facilitando as gerações de códigos ao automatizar esse processo. A atualização de aplicações também é possível nesse contexto.
Essa tecnologia ainda consegue revisar arquivos, como contratos, em tempo real, ajudando funcionários que lidam com muitas informações a encontrar os dados corretos mais facilmente. Isso acelera fluxos de trabalho em diversas áreas das empresas.
A Monkai é uma ferramenta da Smarthis, que oferece uma experiência de Gen AI avançada para interagir com você. Com ela, você tem acesso contínuo às informações do seu negócio integrando em qualquer message como o Microsoft Teams, WhatsApp, E-mail e outros sistemas. Simplifique a consulta de informações na sua empresa por meio de uma IA personalizada, utilizando os dados dos seus documentos.
Explore nossos conteúdos