Casos de sucesso

Ball Corporation descobriu como salvar mais de 64 mil horas de trabalho manual sem recorrer a demissões

4 minutos de leitura
Publicado em 13 de maio de 2021

Da latinha de alumínio até o telescópio mais moderno que navega pelo espaço, essa multinacional aliada à expertise de tecnologia RPA da Smarthis se destaca à frente de seus concorrentes.

A Ball Corporation, com sede em Westminster, no Colorado, é a maior produtora mundial de embalagens sustentáveis de alumínio como, por exemplo, para bebidas, cuidados pessoais, materiais de limpeza, dentre outros.

Além disso, a empresa tem participação no ramo espacial, provendo instrumentos, aeronaves, inteligência de dados e tecnologia avançada para clientes comerciais e governamentais, principalmente para os Estados Unidos.

Devido a sua atuação global e a quantidade de processos internos repetitivos, as lideranças identificaram a oportunidade de otimizar a atuação de seus colaboradores, redirecionando esforços às demandas que exigem maior expertise, resultando em um melhor aproveitamento do capital intelectual.

Dessa forma, identificar e automatizar atividades repetitivas e realizadas manualmente, tornou-se fundamental para que a Ball continuasse alcançando melhores resultados. O objetivo era poupar milhares de horas de trabalho humano, realocando esse tempo em atividades realmente estratégicas, agregando mais valor à empresa.

Foi assim que no ano de 2018 a Smarthis se tornou uma aliada à Ball, como resposta às necessidades tecnológicas que ela possuía. Em dezembro de 2021, após três anos de parceria, a empresa já possuía 170 processos automatizados em atividade e mais de 80 grandes projetos finalizados.

Para que esses resultados fossem alcançados, mantendo sempre o padrão de entrega e qualidade, toda a jornada de desenvolvimento e implantação dos projetos de RPA na Ball seguiram as seguintes etapas:'

  1. Identificação de oportunidades: nosso primeiro passo é a identificação de quais são os principais candidatos à automação, alinhamos os ganhos esperados e criamos um backlog de potenciais processos que tem match com RPA.
  2. Mapeamento de processos: em seguida, nos aprofundamos no detalhe de cada fluxo de trabalho dos processos selecionados. Identificamos as etapas, as regras de negócio e exceções, os sistemas utilizados e possíveis otimizações nesse fluxo.
  3. Arquitetura e design de solução: nessa etapa, focamos em criar a solução técnica para a automação, composta da arquitetura e seus requisitos técnicos para o time de desenvolvimento.
  4. Desenvolvimento de automação: transformamos os dados levantados em um processo automatizado, através das melhores práticas, totalmente integrada aos sistemas da empresa.
  5. Testes e validação: para garantir o sucesso da automação, realizamos cenários de testes e simulações, além de validar se os resultados obtidos foram os esperados pela empresa.
  6. GoLive: a automação está pronta para executar de maneira autônoma. Inicialmente realizamos uma operação assistida, monitorando e avaliando qualquer desvio do planejado. Ao concluir a primeira etapa, a automação entra na fase de operação contínua.
  7. Suporte: monitoramos o ciclo de operação das automações, garantindo o correto funcionamento no seu dia a dia, realizando atualizações para novos sistemas ou cenários e prestando suporte à empresa.

Benefícios das automações desenvolvidas pela Smarthis

  • +64.000 horas retornadas
  • Redução de erro nas atividades
  • Aumento da precisão dos dados
  • Mais tempo para atividades estratégicas

Como resultado de todo esse processo, só no ano de 2021, as automações desenvolvidas pela Smarthis retornaram mais de 64 mil horas de trabalho ao negócio da Ball. Os benefícios mais apontados pelos usuários são: redução de erros nas atividades, dados mais precisos e mais tempo livre para atividades de maior valor agregado ao negócio, como análise de problemas e tomadas de decisões.

Hoje nossas automações estão presentes em unidades da Ball por todo o mundo, nas frentes de Beverage, Aerossol e Corporate, em diversas áreas como Comercial, Tecnologia da Informação, Logística, Produção, Suprimentos, Marketing, dentre outras.

Com mais de 230 processos automatizados acelerando tomadas de decisão e criando vantagens competitivas para a Ball frente a seus concorrentes, a companhia se deparou com um novo desafio: padronizar, integrar e otimizar centros de serviços que atendessem às demandas de automações de todas as unidades da Ball pelo globo.

Com o auxílio da Smarthis, a Ball desenvolveu um sistema personalizado de gestão integrada e automatizada. Assim, a Ball conseguiu implantar 3 CSCs globais (Centros de Serviços Compartilhados, também chamados de GBS): um no Brasil, um no México e um na capital da Sérvia (Belgrado).

A operacionalização desses CSCs foi desenvolvida de forma vinculada à utilização das automações, pois era necessária uma gestão intensa e complexa, com alto fluxo de dados e informações.

O sucesso foi tanto que a Ball criou o COE - Center of Excellence: um centro de excelência global de RPA, para atender a todas as unidades da empresa. Esse centro é gerido com o apoio do time da Smarthis, uma responsabilidade que temos a honra de levar adiante, cada dia com mais compromisso e inovação.

Insights em destaque

Explore nossos conteúdos

Vibra Energia Brasil realoca 380 mil horas de trabalho por ano utilizando a tecnologia RPA
Casos de sucesso

4 minutos de leitura

Vibra Energia Brasil realoca 380 mil horas de trabalho por ano utilizando a tecnologia RPA

Bridgestone redirecionou 50 mil horas de trabalho utilizando a tecnologia RPA
Casos de sucesso

6 minutos de leitura

Bridgestone redirecionou 50 mil horas de trabalho utilizando a tecnologia RPA

Alçando voos mais altos: como a Smarthis gerou uma economia de 520.000 dólares para a Silver Airways
Casos de sucesso

5 minutos de leitura

Alçando voos mais altos: como a Smarthis gerou uma economia de 520.000 dólares para a Silver Airways

Dê o próximo passo rumo à eficiência de processos

Fale com um especialista