Veja Qual É A Influência Da Inteligência Artificial No Metaverso - Post

 

Desde o anúncio de Mark Zuckerberg, no final de 2021, que as redes Facebook, Instagram e WhatsApp seriam parte do grupo Meta, o assunto nunca mais caiu no esquecimento. Ao contrário, o tema Metaverso foi um dos mais comentados e a busca pelo termo no Google aumentou de forma exponencial.

A pergunta que não quer calar ficou no holofote: afinal, o que é Metaverso e qual é o papel da Inteligência Artificial nesse cenário? Vamos responder a essas dúvidas e explicar a relação entre ambas as tecnologias.

Continue a leitura e saiba mais.

O que é Metaverso?

O Metaverso possui várias definições. Mas, na mais tradicional que conhecemos atualmente, ele se traduz como uma junção de mundos virtuais descentralizados, que conectam-se entre si, onde as pessoas podem fazer por lá tudo o que fazem no mundo físico. 

Hoje, indícios do Metaverso já existem em jogos online, como Fortnite e Roblox, além de estar presente nas redes sociais, como no Facebook. 

Resumindo, podemos entender o Metaverso como uma combinação de diversas tecnologias, que permitem aos usuários “viver” experiências nesse universo digital. 

Dentro desta tecnologia, existem muitas camadas e é nesse momento que entra em cena uma já conhecida: a Inteligência Artificial (IA).

Inteligência Artificial e as camadas do Metaverso 

Para entender melhor sobre a construção do Metaverso e como a IA se aplica nesse cenário, é importante conhecer as 7 camadas que compõem essa realidade:

  1. Experiência

O Metaverso busca desmaterializar o espaço físico, a distância e os objetos. Isso significa viver experiências virtuais abundantes, que vão além de um simples espaço gráfico ou de um universo de histórias, propondo também interação social.

  1. Descoberta

A camada número dois foca na introdução das pessoas às experiências. É onde e como elas vão aprender que essa nova experiência existe e é real, sem a realidade dividida entre físico e virtual. 

  1. Economia do criador

Aqui, os criadores usam Inteligência Artificial como parceira criativa para criar experiências que as pessoas esperam, com foco em escrita criativa e imagens realistas a partir de descrições de texto ou desenhos simples.

  1. Computação espacial

Projeta sistemas que ultrapassam os limites tradicionais da tela e do teclado, sem ficar preso aos mesmos. Através de recursos, manipula espaços 3D. Aqui, é necessário usar a IA para criar mundos digitais mais imersivos. 

  1. Descentralização

Os criadores precisam ser soberanos sobre os dados e criações para que tecnologias de diversas frentes se unam em um único lugar. Aqui, entram todos os modelos de negócios construídos para criar um mundo sem intermediários, democrático e distribuído.

  1. Interface humana

É essencial o desenvolvimento de novos aparelhos (celulares e óculos de realidade aumentada), bem como dispositivos inteligentes e tecnologias de experiência sensorial, que serão absorvidas no Metaverso pela interface humana. A IA auxilia em interfaces inclusivas, como reconhecimento de imagem para pessoas com deficiência visual, tradução automática, etc.

  1. Infraestrutura

A última camada habilita dispositivos conectados à rede para a entrega de conteúdo. Por conta desse cenário, a rede 5G tem a intenção de melhorar a largura de banda, reduzindo contenção e latência. 

Qual o papel da Inteligência Artificial no Metaverso?

Vivemos na era da transformação digital e, por isso, recebemos diariamente novidades e soluções com foco na IA. Esse panorama não muda apenas a forma como nos relacionamos com as tecnologias, mas impacta diretamente no dia a dia de trabalho.

A disponibilidade desse recurso é cada vez mais essencial para oferecer insights de atividades relevantes. Por meio de realidade virtual e aumentada e hologramas, junção dos dois mundos, pode-se viver uma experiência totalmente imersiva no Metaverso.

Com tantas possibilidades, a IA está sendo importante para diversas áreas no mercado, permitindo a construção de cenários que conectam pessoas e negócios.

E você, já investiu na Inteligência Artificial para conseguir boas experiências e resultados aos seus clientes?

Ajudamos você a implementar as tecnologias mais recentes, que assegurem eficiência e agilidade à sua empresa.

Conheça as soluções com IA da Smarthis e garanta o sucesso que o seu negócio merece!