As 10 principais tendências tecnológicas para empresas em 2024
Nos últimos anos, o mercado de tecnologia se desenvolveu em ritmo acelerado, por conta de diversos fatores como a globalização, inovações tecnológicas, demanda dos consumidores, e a pandemia de Covid-19 – que fez com que o mundo precisasse se digitalizar. Porém, alguns assuntos são tendências tecnológicas, e é exatamente sobre eles que vamos falar neste artigo.
Quais as principais tendências tecnológicas para 2024?
Todos os anos a
Gartner divulga um relatório com as maiores tendências tecnológicas, em 2024 essas tecnologias vêm com a promessa de impulsionar negócios e ajudar a priorizar investimentos na era de inteligência artificial em que nos encontramos, são elas:
- Gestão da Confiança, Risco e Segurança de IA (AI TRiSM)
- Gestão contínua de exposição a ameaças (CTEM)
- Tecnologia Sustentável
- Engenharia de plataforma
- Desenvolvimento aumentado com IA
- Plataformas do setor na nuvem
- Aplicativos inteligentes
- IA generativa democratizada
- Força de trabalho conectada aumentada
- Clientes-máquina
1. Gestão da Confiança, Risco e Segurança de IA (AI TRiSM)
AI TRiSM é uma abordagem que busca garantir a confiabilidade e segurança dos sistemas de IA (Inteligência Artificial). Segundo a Gartner, as empresas que usam o AI TRiSM obtém mais valor comercial e experimentam maior precisão e consistência de seus projetos de IA. E, por conta disso, até 2026 elas “aumentarão a precisão de sua tomada de decisões, eliminando 80% de informações falhas e ilegítimas”.
2. Gestão contínua de exposição a ameaças (CTEM)
Soluções de cibersegurança são algumas das tendências tecnológicas que mais aparecem em relatórios nos últimos anos. A gestão contínua de exposição a ameaças (CTEM) é uma abordagem pragmática e sistêmica que visa o ajuste contínuo das prioridades de cibersegurança de uma companhia.
Como é feita de maneira circular, essa abordagem alinha seus ciclos de avaliação de exposição da empresa a riscos com o calendário de projetos comerciais específicos da entidade. Conforme o relatório da Gartner, a CTEM tem o poder de reduzir as violações em até dois terços nos próximos dois anos.
3. Tecnologia Sustentável
Outra tendência tecnológica não só de 2024, mas do século, é a tecnologia sustentável. Segundo projeção da Gartner, até 2027, “25% dos diretores de tecnologia da informação terão remuneração vinculada ao seu impacto tecnológico sustentável”.
Vale ressaltar que a sustentabilidade se divide em 3 grandes áreas: ambiental, social e governança. Na prática, isso significa que as novas tecnologias devem se adaptar tanto para o meio ambiente, quanto ao nível humano (respeitando o bem-estar e os direitos humanos) e, também, fortalecendo a conduta dos negócios em que estão inseridas.
4. Engenharia de plataforma
A engenharia de plataforma veio para melhorar a produtividade e a experiência do desenvolvedor, fornecendo recursos de autoatendimento com operações de infraestrutura automatizadas. Essa tendência tecnológica ainda é emergente, e pretende reduzir a carga cognitiva por meio do aprimoramento da produtividade e da experiência do desenvolvedor.
Isso melhora a capacidade de execução desses desenvolvedores, acelera a entrega de valor para o cliente e ajuda na retenção de talento da empresa. Tudo isso garantindo confiabilidade e segurança.
5. Desenvolvimento Aumentado com IA
O desenvolvimento aumentado com IA utiliza ferramentas de inteligência artificial para auxiliar e otimizar o processo de desenvolvimento de software. Assim os engenheiros conseguem criar, testar e entregar aplicativos de uma maneira mais rápida.
De acordo com a Gartner, 75% dos engenheiros de software empresarial usarão assistentes de codificação de IA, até 2028. Esses assistentes se integram nos ambientes de desenvolvimento dos engenheiros e produzem código de aplicativos, traduzem códigos existentes para linguagens modernas, permitem a transformação do design em código, entre outros.
6. Plataformas do Setor na Nuvem
As plataformas do setor na nuvem oferecem soluções personalizadas específicas para cada setor, e podem ser adaptadas de acordo com a necessidade de cada companhia. Sendo possível a combinação de softwares como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS) em uma só oferta de produto completa com recursos combináveis.
7. Aplicativos Inteligentes
Esses aplicativos são ampliados com IA e diversos dados para que a experiência dos clientes, arquitetos, desenvolvedores e proprietários do produto seja mais inteligente. A IA pode adicionar previsões e recomendações para o usuário, fazendo com que a experiência dentro dos aplicativos seja mais personalizada.
8. IA Generativa Democratizada
A grande tendência tecnológica de 2024, ou pelo menos a mais comentada, é a IA Generativa. Segundo a Gartner, a democratização desse tipo de inteligência artificial seria dar ao público acesso geral a criação de imagens, textos, falas e outros tipos de conteúdos a partir de softwares de IA.
O uso da IA generativa dentro das corporações pode ajudar a aumentar a produtividade, reduzir custos, oferecer novas oportunidades de crescimento e automatizar uma ampla variedade de tarefas.
9. Força de Trabalho Conectada Aumentada
Um modelo de trabalho conectado surge para otimizar o valor entregue pela equipe humana, estabelecendo uma conexão entre o uso de tecnologia inteligente, análise da força de trabalho e aumento de habilidades para acelerar e escalar o desenvolvimento dos talentos.
Essa estratégia procura acelerar as habilidades digitais de novos colaboradores, reduzir o tempo de treinamento de novas ferramentas e coloca a força de trabalho em locais mais complexos e menos em tarefas manuais que podem ser automatizadas.
10. Clientes-Máquina
As empresas serão capazes de criar seus próprios clientes. Os clientes-máquinas são sistemas que interagem de forma inteligente com outros sistemas de compra, criando tendências de consumo na indústria que não foram implementadas por humanos.