Palco Web Summit Rio 2024

  • Inovação em Foco: é preciso gerar resultados tangíveis (quick-wins) e utilizar métricas simples e recorrentes para demonstrar o valor da inovação.

  • Digital Twins e HPC: tecnologias foram destaques em grandes empresas brasileiras, como a Vale a Petrobrás.

  • Inteligência Artificial em Ascensão: IA está se tornando uma commodity, porém é importante ter dados bem estruturados antes de implementá-la.


 

O Web Summit Rio 2024 atraiu mais de 34 mil participantes, marcando um aumento de 61% em relação ao ano anterior, e contou com mais de 500 palestras e 1000 startups. O evento, com talks de 20 a 30 minutos, abordou uma grande variedade de temas, desde Inteligência Artificial, Transformação Digital, Marketing até ESG e sustentabilidade.

Estivemos presentes nos 3 dias de evento e trouxemos os principais insights e tendências que observamos:

Inovação em foco

O tema central foi a inovação. Na palestra “Skills for Innovation and how to systematically develop them”, Roberto Grosman (CTO do SBT), Francisco Bulhões (Secretário de Urbanismo e Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro) e Renata Guimarães (Founder da Tropos Lab) destacaram a resistência natural à inovação e a importância de comunicar seu valor de forma clara, compartilhando uma visão comum. Exemplos práticos incluem:

  • Comunicar o papel da inovação em toda a empresa, compartilhando as metas e objetivos.
  • Resolver problemas cotidianos do time por meio da inovação, permitindo que vejam seu real valor.
  • Selecionar pessoas com fit cultural durante o processo de contratação, garantindo alinhamento com a visão inovadora da empresa.

Enfatizou-se a importância de gerar resultados tangíveis para conquistar o apoio da liderança, focando em quick-wins para demonstrar valor a curto prazo. Na masterclass “Unlocking impact: Measuring Innovation Success”, Bruna Silva (coordenadora do Fiemg Lab) ressaltou a importância de métricas de inovação para a tomada de decisão:

 

“Inovação nunca é prioridade, por isso é importante mostrar com números que inovação gera valor”

 

Os indicadores devem ser simples e recorrentes, focados em medir aspectos críticos que contribuem para o equilíbrio entre retornos financeiros e estratégicos.

Esse mesmo conceito foi enfatizado na palestra “Transforming complicated business problems into targeted solutions”, conduzida por Lucas Herscovici (Chief Direct-to-consumer Officer da AB InBev), Paulo Henrique Costa (CEO do Banco BRB) e Maria Gil (Editora Executiva da Época Negócios). Eles ressaltaram a importância de adotar indicadores que realmente apontem que você está seguindo na direção certa, evitando se basear apenas em conquistas momentâneas.

 

Digital Twins e HPC

Durante o evento, foram destacadas tecnologias como Digital Twins e HPC (High Performance Computing) em grandes empresas brasileiras.

Na masterclass “Innovation and megaprojects”, a Vale exemplificou o uso de Digital Twins para simular uma planta de mineração de cobre, realizando testes virtuais de forma mais rápida e segura, o que contribui para a redução de riscos e a obtenção de resultados mais eficientes.
“Outro exemplo foi mencionado na masterclass “Unlocking mission-critical RD&I collaboration”, na qual a Petrobrás, Nvidia e CESAR se uniram em um projeto com Supercomputadores para maximizar a possibilidade de encontrar reservas de petróleo. Isso resultou na diminuição dos riscos operacionais e no aumento da probabilidade de descobrir reservas ao perfurar poços em pontos estratégicos.

Esses casos ilustram a importância de acompanhar as tendências e utilizar a tecnologia como uma ferramenta estratégica para superar desafios e impulsionar o crescimento empresarial.

 

Inteligência Artificial em ascensão

Como era de se esperar, a Inteligência Artificial foi o tema predominante durante o Web Summit. No entanto, a tecnologia não é mais vista como a novidade revolucionária de 2023. Este ano, a maioria das startups do evento já fazia uso da IA como parte central de seus negócios, indicando que a IA está se tornando uma commodity e não mais uma inovação exclusiva das grandes corporações.

Durante a palestra “A CPG body with a startup soul”, representantes da AMBEV compartilharam um exemplo concreto de aplicação de IA na empresa, utilizando a tecnologia para aprimorar o controle de qualidade em sua cadeia de produção. Outro exemplo foi abordado pela Vale que adotou um chatbot baseado em IA para facilitar a interpretação de documentos técnicos por engenheiros, melhorando assim a eficiência operacional.

No entanto, embora a IA ofereça uma ampla variedade de aplicações para aprimorar as operações diárias, Thássius Veloso (Colunista Tech na Globo News) e Fábio Costa (Gerente Geral na Salesforce Brasil) enfatizaram a importância de ter dados bem estruturados antes de implementar essa tecnologia na empresa:

 

“A maior diferença no uso da GenAI está na organização dos dados da empresa disponibilizados para a GenAI.”

 

Se você gostou desses Insights do Web Summit Rio 2024, não perca outros conteúdos em nosso blog, como Liderando com Inteligência: O Impacto da IA Generativa nos Negócios ou Conheça as 12 tecnologias que a sua empresa não pode deixar de lado.